quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Gramática


A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como:

- Exemplo de bons escritores;

- Lógica;

- Tradição;

- Bom senso.

Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática.

Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve ser conhecida e aplicada por todos.

Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.

fONTE: Só Português

2 comentários:

  1. Hey Joe... Eu só não consegui postar em nome do blog... não me lembro como se faz, me adiciona no msn e ai você me fala para eu poder continuar postando.

    ResponderExcluir
  2. "Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.' ISSO É ABSURDO, NINGUÉM POSSUI TOTAL COMPREENSÃO DA NORMA CULTA, E MESMOS O QUE NÃO TIVERAM ACESSO A ESCOLARIDADE PODEM SIM TER ACESSO E COMPREENSÃO A OBRAS LITERÁRIAS ENTRE OUTROS. O NOME DISSO É PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO.

    ResponderExcluir